terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Capadócia

Saímos de carro de Ankara para a Capadócia! 300 kms percorridos em quatro horas com estradas escorregadias.

No caminho tem o lago de sal que é enorme! Imaginei que teria algum lugar para parar, ver alguma coisa, mas não tinha nada e nem ninguém. O lago é enorme e ficou nos acompanhando em boa parte da viagem.




O dia estava nublado e com muito fog. Em alguns pontos a visibilidade ficou muito baixa, além do gelo na pista. Seguimos com cautela e tudo deu certo! O sol apareceu de vez em quando!

No caminho algumas cidades, mas viajamos muito tempo com um campo de neve, deserto de cada lado da estrada. Monótono e muito frio!





Os postos de gasolina pareciam todos abandonados. Os que tinham comida, não dava nem para pensar em comer!

Acabamos com um lanche no Mac Donalds! O Tomás com um hamburguer e eu com uma batata frita!


A chegada a Goreme foi bem mais bonitinha! Balões pelo caminho e uma paisagem muito diferente!








Nosso hotel era em uma caverna de pedra! Nosso quarto tinha até uma sacada!





A vista era linda!




O nosso primeiro passeio foi ir ao centro de Goreme a pé e ao ponto mais alto da cidade para tirar fotos! 

O lugar é lindo! E faz muito frio! Nas horas mais quentes do dia 1 grau negativo e nos momentos punks 10 graus negativos!

As construções na subida do morro!






A vista lá do alto! É linda!







Subimos primeiro a montanha para aproveitar a luz do final da tarde e depois descemos para o centro da cidade.

O chão estava com muito gelo e eu levei o maior tombo! Daqueles que você cai tão rápido que só sabe que caiu quando está de costas para o chão. O Tomas descreveu minhas pernas voando! Eu só falava "quebrei minhas costas, quebrei minhas costas"! Bom, depois de algum tempo no chão me levantei toda dolorida, mas praticamente inteira.

Agora só ando agarrada no braço do Tomás! A minha bota escorrega muito!

A cidade tem uma rua principal e a partir dela saem ruas estreitas que sobem os morros onde ficam os hotéis. Os maiores ficam nessa rua principal, mas não se comparam em charme com os hotéis nas cavernas.

Depois de dois passos no frio o Tomás já estava entrando em um cafeteria para um chocolate quente!




 A cidade tem várias lojinhas de artesanato com muitos tapetes, almofadas, bolsinhas, colares, pulseiras e outras lembrancinhas. U mercadinho, uma farmácia e muitos restaurantes.




Como o dia tinha sido muito longo e o nosso hotel tinha um restaurante super recomendado pelo Trip Adviser, voltamos para jantar no hotel e ficar a dois passos da cama!


Fico feliz que eles gostem tanto de cogumelo. Como no café, almoço e jantar, quando não estou tomando sopa ou comendo pizza pelo caminho!



O Tomás se atracou com um carneiro!


A região da Capadócia tem muitos passeios. Vou escrever sobre eles em posts separados!