quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Sul da Capadócia

Saímos de Goreme e seguimos para Kaymakli. Essa é uma das cidades subterrâneas que podem ser visitadas. Ela é mais larga na entrada e só tem 5 andares subterrâneo.

A segunda é a de Derinkuyu, bem maior e mais apertada.

Experimentamos a visita a Kaymakli. A visita é interessante, mas fizemos apenas uma amostra. Descemos em algumas salas e depois procuramos as setas azuis do caminho da saída. Vale a pena conhecer, mas com certeza se tivesse lotada de turistas eu teria ficado meio nervosa de ficar lá dentro presa.

Tomamos um chá em um bar muito tradicional. Os senhores estavam jogando algo que parecia as pedras do Rummikubi.

De lá fomos para Belisirma uma cidade de pedra no Ihlara Valley. O lugar é lindíssimo! É preciso descer toda a montanha de carro e depois passear pelas margens do rio Melendiz, perto de Urgup, Turquia.

O grande problema nessa época do ano é que os caminhos estão todos nevados. O Tomás tinha resolvido tirar as correntes quando saímos de Goreme, pois as orientações que recebeu é que no caminho que faríamos não seria preciso. A realidade foi bem diferente.

Descemos com cuidado e muita reza, da minha parte.

Almoçamos em um restaurante a margem do rio e já na saída o Tomás atolou o carro na neve. Muita engenharia, colocando terra embaixo dos pneus para conseguir tirar o carro de lá. Eu insisti para a colocação das correntes novamente, mas o Tomás traumatizado com a retirada da manhã, quando elas embolaram no pneu todo decidiu subir sem corrente mesmo.

Esse é o lugar onde normalmente as pessoas sentam para comer!

Mais um monte de rezas e subimos até a estrada. Com certeza poderia ter tirado mais fotos, mas estava muito tensa para fazer as duas coisas, rezar e fotografar!

Tirando esse pequeno contratempo, o passeio foi uma delícia e recomendo!

De lá pegamos a direção de Aksaray e Konya, cidade no meio do caminho para Antalya, no litoral do mediterrâneo.

O caminho para Konya era um pouco monótono. Tudo nevado e muito plano. Poucos vilarejos no caminho e temperatura de 15 graus negativos! O caminho não é muito sinalizado e ficamos um pouco perdidos. O Waze não funcionou na região e tivemos que pedir ajuda ao GPS do Google maps.

O nosso hotel em Konya foi o Hích! Vale a pena conhecer. Um quarto delicioso, donos super atenciosos e um lugar muito bem decorado, agradável, e com uma comida deliciosa. Eles já ganharem 3 vezes o prêmio do Trip Adviser de melhor Hotel boutique da Turquia e se ganharem esse ano baterão o recorde no país. Enfim, um charme!

Daqui vamos seguir para Antalya, uma cidade ao sul da Turquia na região do Mediterrâneo.