quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Passeio de balão na Capadocia

Esse passeio é imperdível!

Quando imaginei que teria que andar de balão minha perna já tremou! A ideia era maravilhosa, mas estava com medo.

Conversei com algumas pessoas que já tinham vindo à Capadócia e todas foram unânimes em dizer que o passeio de balão era imperdível.

Reservamos com a empresa Butterfly Balloons que estava super recomendada (260 Euros o casal).

O passeio de balão começa de manhã cedo. No verão, perto das 5 da manhã, mas no inverno tivemos que sair do hotel às 6:30. Uma van vem te pegar no hotel e leva para o escritório da empresa onde é servido um café da manhã.

Nós levamos nossos celulares para tirar foto, já os nosso companheiros máquinas com lentes profissionais!

Enquanto tomamos café, fomos recebendo informações sobre a condição do tempo para o voo. A autorização é dada por um órgão especial da aviação. Ficamos esperando até às 8:00 da manhã e não foi possível fazer o passeio. Quanta decepção!

O problema foi o fog que é intenso nas manhãs de inverno nessa região.

A van nos levou de volta ao hotel e reagendamos para a tarde do mesmo dia. Fomos passear pela região norte da Capadócia e voltamos ao hotel para almoçar e esperar o transfer. Saímos novamente às 13:40. Dessa vez tivemos autorização para o voo e o transfer nos levou para o local onde ficam todos os balões.

A preparação dos balões é um espetáculo a parte! O balão fica preso ao cesto e ao jipe que depois transporta a certa de volta para a cidade. Depois de esticado, eles usam um super ventilados para inflar o balão.

Todos precisam subir na cesta usando uns buraquinhos que tem nela para colocar o pé. No nosso tinham 16 pessoas e o baloeiro que comandava o balão. O cesto é separado em cinco gomos. No centro fica o baloeiro e os tanques de gás e de cada lado dois gomos com 4 pessoas em cada. Isso faz com que cada um fique no sue lugar e não haja um desequilíbrio do cesto.

Antes de partir, recebemos as instruções de como se preparar para a descida. Todos treinam. É preciso de agachar e segurar em umas alças na cesta. Fora isso, é só não deixar a máquina cair e se deliciar com a vista e o passeio.

Apenas uma pessoa controla o balão no ar, mas ele fica se comunicando por rádio.

O céu fica cheio de balões! É lindo!

Na descida, o balão é colocado em cima do rack do jipe, com a gente dentro dele.

O baloeiro abre uma abertura na parte de cima do balão para sair o ar quente e o balão esvazia e murcha.

Todos descem do balão usando os mesmos buraquinhos e eles armam uma mesa com champanhe e outras bebidas. Enquanto brindamos, a equipe de apoio esvazia e enrola o balão.

Depois da fotos voltamos para o hotel com o transfer. O tempo do passeio foi de 2 horas e meia, considerando o tempo de espera. No ar o balão fica um pouco mais de uma hora. Delícia!!! Super recomendo!!!

Melhores momentos do passeio de balão