terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Dubai

Voo da Emirates, uma classe econômica melhor do que as demais, mas ainda assim foram 14 horas de voo até Dubai. Tudo bem! Passou rápido entre os cochilos e os filmes do canal de entretenimento.

Teve gente que inventou e resolveu pedir comigo vegetariana asiática e passou fome. Não recomendo e sugiro a ovo-lacto vegetariana, que foi a minha pedida.

A chegada à Dubai foi um pouco confusa. Poucas informações de onde deveríamos ir para pegar o transfer para o hotel, poucos funcionários falando um inglês compreensível e muito pito!

Horas para a emigração e mais meia dúzia de pedidos de informação até chegamos ao local do transfer.

O hotel foi pago pela Emirates que se responsabiliza por isso quando a escala é maior do que 8 horas. Perdemos o jantar, mas fizemos um lanche familiar no quarto do hotel.

Pizza e diet Pepsi!

Tínhamos a manhã em Dubai e já tínhamos agendado um tour. O nosso guia, Mohammed, do sul da Índia, era super simpático. Passeamos por quase 5 horas pela cidade e aprendemos muito sobre o lugar.

Dubai é um dos 7 emirados que fazem parte dos Emirados Árabes Unidos, cuja capital é Abu Dhabi.

A moeda é o Dirham dos Emirados Árabes Unidos e vale aproximadamente R$1,00 Real.

A receita do emirado é proveniente do turismo, do comércio do setor imobiliário e dos serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 10% da receita.

Praticamente tudo é importado em Dubai, até a areia para a construção.

No inverno o governo planta flores em toda a cidade.

Quando chove, o que acontece muito raramente, as ruas ficam inundadas porque elas não têm galerias de águas pluviais.

Os árabes usam roupas bem diferentes.

Para as mulheres:

A abaya é uma espécie de roupão preto, para ser usado por cima de qualquer roupa pelas mulheres árabes.

A Shayla é o lenço usado para cobrir os cabelos das mulheres, usado juntamente com a abaya. Em alguns locais, o uso não é obrigatório, mas por tradição familiar ou religiosa, a maioria o usa.

Para os homens:

Ghafiyah: Apesar de não ser visível aos olhos alheios, o ghafiyah é aquele cap tradicional, com detalhes desenhados nele, muito usado pelos muçulmanos pelo mundo afora. Na vestimenta tradicional dos Emirados, a ghafiyah vai por baixo da ghutra (pano que cobre a cabeça do homem).

Ghutra– É aquele pano que cobre a cabeça do homem árabe, podendo ser totalmente branco ou com tecido xadrez vermelho e branco.

Agal: O Agal é aquele cordão negro que serve para prender as duas peças (ghafiyah e a ghutra) e era usao para prender as pernas do camelo para ele não fugir ou para fazê-lo andar mais rápido.

Kandura: A Kandura é aquela túnica branca usada pelos árabes. Pode variar de cor, dependendo da estação, mas em sua maioria, é branca.

O passeio por Dubai

Nosso tour começou às 8:00 da manhã, mas até às 11:00 a névoa era enorme e não conseguimos ver os prédios mais altos.

Fomos visitar a Palm Jumeira Island que é um dos arquipélagos artificiais construindo em formato de palmeira.

Andamos pela avenida principal, porque as folhas das palmeiras têm o acesso privado aos moradores e convidados.

A Palm Jumeirah é a menor das três ilhas que formam a Palm Islands, arquipélago artificial em forma de palmeiras que possui três partes: um tronco, uma coroa com 17 copas e uma ilha circundante crescente que forma uma barreira às ondas.

O que não vimos:

Essa vista só de helicóptero!

Nem as casas, pois essas ficam na parte privada do arquipélago.

Tiramos foto do Atlantis Hotel de 7 estrelas! O fog ainda estava terrível!

Calçadão em frente ao hotel

Fomos ao Dubai Mall. Ainda estava fechado, então estava praticamente vazio! A cidade tem muitos shoppings!

O shopping é super luxuoso e tem lojas de todo o mundo!

Aquário dentro do shopping com tubarão

Pista de patinação

Vitrines com vitrines com mar com ondas e surfistas!

A noite tem show de águas, mas não conseguimos ver o shopping nesse horário.

Fomos visitar o palácio Za' abeel

Quase no final do passeio conseguimos ver o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, que estava escondido na neblina. Ele tem 828 m de altura.

Visitamos, também, o Souk do ouro e de especiarias!

Tomás com o nosso guia

No mercado de ouro compramos alianças novas! O Tomás tinha acabado de me entregar a aliança dele, que com o calor da cidade estava machucando.

Vimos o maior anel do mundo! Tudo por lá tem que ser o maior do mundo!

E saímos dessa "muvuca" com as nossas alianças e quase perdendo o avião.

Segundo o nosso guia a cidade é muito segura! Não vimos ou ouvimos nada!

Aproveitamos bem a nossa manhã e conhecemos um pouquinho de Dubai! Recomendo!